O Cantinho do Prega Saltos (Portugal)

Pequena rede de lojas na margem-sul faz campanha de marketing online

O Cantinho do Prega Saltos é o nome de uma pequena cadeia de lojas na margem sul do Tejo. Têm estabelecimentos abertos no Barreiro, Baixa da Banheira e Pinhal Novo. O modelo de negócio é curioso. A empresa é unipessoal e dedica-se ao comércio de produtos a retalho. Os preços são baixos e o próprio dono dos estabelecimentos diz-nos num dos seus vídeos no Youtube que pretende ter uma margem pequena sobre cada produto e vender um maior número de produtos. Ora isto, só é possível - e dada a pequena dimensão dos stocks - tendo em conta que terá custos reduzidos no armazenamento, transporte e descarga dos bens. É deveras interessante observar este tipo de negócios. Traz-nos a ideia de que é possível abrir um pequeno estabelecimento e ter um enorme sucesso. Mas é preciso ter em conta que o crescimento desta cadeia de lojas não seria eventualmente viável. Porque este modelo não se adaptaria a uma escala mais alargada.

O marketing d'O Cantinho do Prega Saltos

A campanha de marketing do «Cantinho do Prega Saltos» é um estudo de caso. Vídeos com um estilo amador. Uma estética pouco cuidada. Campanha viral online. No Youtube e não só. Página de Facebook. Um amadorismo que sendo genuinamente amador, não é completamente inocente. Certo é que funciona. É eficiente e sobretudo é eficaz. Resta saber quanto tempo dura.

Os anúncios do Cantinho do Prega Saltos

As personagens parecem saídas de um filme de Tarantino, mas realizado por Scola. Os anúncios são demorados e até demasiado longos. É gravado em vídeo por alguém que (pelo menos) sabe operar uma câmara.

Aqui está a prova que não é preciso ser-se actor ou ter-se uma câmara profissional para fazer um vídeo ou um filme para o Youtube.

É precisamente aí que reside o interessante desta campanha. É feita com os meios e com as pessoas que estão ao alcance do encomendador. E para tanto, talvez tenha pago apenas o almoço que vemos no final de um dos vídeos.
A ajuda aos sem abrigo

Um dos vídeos é sobre uma entrega de alimentos que Bruno "Duke", o dono do negócio, diz fazer uma vez por mês aos sem abrigo em Lisboa. «Porque eu gosto de ajudar». Este vídeo também faz parte da campanha de marketing.

Se por um lado é um incentivo que poderá levar outros a ajudar, por outro é uma tirada sábia e ostensiva. Mesmo assim o rapaz é sincero. No sentido em que no final do vídeo diz-nos: «hoje vamos dormir mais descansados».

Vale a pena ajudar os sem abrigo, nem que seja para dormirmos mais descansados nas nossas casas.

Comentários