O Andy Warhol tinha uma boa ideia de negócio. A ideia era vender cuequinhas de senhora usadas. Lingerie usada por estrelas de cinema.
Luis Buñuel tinha a ideia de abrir um bar onde vendesse bebidas a preços exorbitantes. E de cada vez que alguém dispendesse uma quantia elevada disparava-se um tiro. Tinha também a ideia de realizar um filme pornográfico em cima de um telhado.
Claro que boas ideias de negócio não representam necessáriamente bons negócios. Porém, uma boa ideia de negócio pode ser transformada num bom negócio. Para tanto são precisos estudos de mercado. E uma estratégia de planeamento sustentada (em números). Alguns dos factores chave a ter em conta são os custos de produção e a análise da concorrência.
Eis algumas das perguntas de partida que serão pertinentes colocar:
Eis algumas das perguntas de partida que serão pertinentes colocar:

Em que é que o seu produto ou serviço se diferencia da concorrência? É inovador? Que vantagens traz para o cliente ou para o consumidor?
Qual é o seu "target" (o seu público alvo)?
Como vai divulgar o seu negócio? Sem divulgação os clientes ou os consumidores não chegam até si.
Como vai fazer quanto à distribuição?
Como vai fazer quanto à distribuição?
Estas são apenas algumas perguntas que poderá englobar num estudo prévio do mercado.
Comentários
Enviar um comentário
Os comentários são da responsabilidade exclusiva dos seus autores. O Filisteu não assume responsabilidade pelos comentários dos utilizadores.