Mais 40 sites piratas bloqueados em Portugal

A Inspeção Geral das Atividades Culturais (IGAC) ordenou ontem o bloqueio de mais 40 sites piratas em Portugal. Ao todo são já 90 os sites bloqueados no âmbito do combate aos conteúdos distribuídos em violação dos direitos de autor. A lista foi divulgada esta semana.

Censura na Internet: na Europa como na China?

O Movimento Partido Pirata Português manifestou-se contra a medida. Actualmente constituído como associação está a recolher assinaturas para legalizar um partido político em Portugal.

Na Alemanha, segundo investigadores da ACRN (The Anti-Corruption Research Network) o Partido Pirata é um partido de extrema-direita. Uma das polémicas declarações de um dirigente, Martin Delius, numa entrevista à revista "Der Spiegel" em 2012, foi «o crescimento do Partido Pirata alemão é semelhante ao do Partido Nazi entre 1928 e 1933».

Existem 40 partidos piratas legalizados na Europa. E outros tantos com diversas orientações e muito pluralistas. Usam novas bandeiras - como a pirataria - para atrair o eleitorado, nomeadamente os mais jovens. Este tipo de partidos são uma grande tendência parlamentar no velho continente.

Comentários