Hoje, como ontem, Praxe e Fado unem-se num elo de eterno retorno ao Estado Novo.
«As sanções da Praxe podem ser aplicadas por Doutores na Praxe, Veteranos à futrica, Trupes Ordinárias e Trupes Extraordinárias. As sanções normais são unhas ou colheradas e rapanço, podendo o Conselho de Veteranos estabelecer, em casos determinados, sanções especiais.
As sanções de unhas só são aplicadas, em princípio, com a colher da Praxe, mas não havendo colher, poderá esta falta ser suprida por um sapato se um Veterano ordenar ao infractor que o descalce a fim de com este ser aplicada a sanção, sendo o sapato utilizado nas condições em que seria a colher.
Numa sanção normal o número de colheradas é sempre ímpar.»
Pede-se aos alunos desta instituição que se descalcem e aplicam-se «sanções» com sapatos. Será que ainda se faz o uso da palmatória? Desconheço se ensinam manicure na «Universidade» de Coimbra mas constata-se que aplicam «sanções de unhas».
«2. A matrícula na Universidade de Coimbra, seguida de transferência para qualquer
outro estabelecimento de ensino superior antes de findo o primeiro período da PRAXE, não conta como matrícula feita na Universidade de Coimbra»
A um aluno que se matricule na «Universidade» de Coimbra esta inscrição não é contabilizada para efeitos de bolsa de estudo?
«As categorias de “Bicho”, “Caloiro Nacional”, “Caloiro Estrangeiro” e “Novato” têm
a designação genérica de “Animais” e as de “Semi-Puto” e superior a de “Doutores”.»
A «Universidade» de Coimbra ministra cursos de formação superior a «Animais»?
«A hierarquia das Faculdades em ordem descendente, é a seguinte: Medicina, Direito,
Ciências e Tecnologia, Letras, Farmácia, Economia, Psicologia e Ciências da Educação e Ciências do Desporto e Educação Física.»
Existe uma hierarquia no seio das «Faculdades» que compõem a «Universidade» de Coimbra? Com base em que critérios? No caso da resposta à pergunta anterior ser afirmativa, também ministram cursos superiores de «Ciências da Educação» a «Animais»?
«A hierarquia dos animais, em ordem descendente, é a seguinte: “Cão”, “Bicho”, “Caloiro” e “Polícia”.»
Os cursos superiores, se ministrados a «animais», são divididos hierarquicamente? A consideração de um «animal [sic]» chamado «“Polícia”» será ofensiva à autoridade, isto é, aos agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) e demais órgãos de polícia portugueses?
«1. Os que não forem estudantes ou antigos estudantes da Universidade de Coimbra, têm a designação de “Futricas” e não estão vinculados à PRAXE, salvo arrogando-se direitos por ela consignados exclusivamente a estudantes.
2. Aos Futricas é vedado o uso de Capa e Batina e pasta de PRAXE. A infracção a esta norma corresponde sanção a aplicar:
a) Por Trupes ordinárias;
b) Por Trupes especialmente constituídas para esse fim após decisão do Conselho de Veteranos;
c) Pelos Doutores que estiverem presentes no momento em que é decidida a sanção;
d) Se a Trupe for ordinária, deverá apreender a pasta, a Batina e a Capa, consoante
a infracção, que serão entregues ao Conselho de Veteranos que decidirá do destino a dar-lhe. Nas outras hipóteses, a sanção será a que tiver sido aprovada em votação por maioria simples.»
Na «Universidade» de Coimbra existem organismos com capacidade legal para apreender o que quer que seja? É impedido qualquer cidadão de usar qualquer tipo de indumentária que não seja ofensiva aos bons costumes ou que não contrarie imperativos legais? A propósito, na vigência do Estado Novo a Polícia Internacional e de Defesa do Estado fazia detenções pelo uso da camisa fora das calças. Ainda hoje é assim em Coimbra? Continuará a distinção entre estudantes e futricas a ser um sério apelo a uma hierarquização social discriminatória e fascista?
«1. É vedada aos Bichos vestindo Capa e Batina a transposição da Porta Férrea ou porta de qualquer Faculdade;
2. No caso de infracção, o Bicho será montado por um Caloiro, por indicação de um Doutor na PRAXE ou de Veterano mesmo à Futrica, desde o local onde se encontra até à Porta Férrea ou à porta principal da Faculdade, consoante os casos.»
A ser verdade que a «Universidade» de Coimbra ministra cursos de formação superior a «Animais» estes são montados? E o pessoal - docente e não docente - que porventura envergue semelhante indumentária pode transpor a «Porta Férrea» ou a porta de qualquer «Faculdade»?
Obviamente que estamos a considerar uma tradição. Tão linda como a matança do touro em Barrancos. Um dia, se se lembrarem que é tradição, penduram os «Animais» da «Universidade» de Coimbra pelos testículos. E chegam-lhes fogo por baixo. E depois dizem que é bonito porque é tradicional. Que vergonha.
Mais informações sobre cursos superiores para «Animais».
Comentários
Enviar um comentário
Os comentários são da responsabilidade exclusiva dos seus autores. O Filisteu não assume responsabilidade pelos comentários dos utilizadores.